A Petronect, empresa criada por iniciativa da Petrobras para prover serviços de comércio eletrônico relacionados à aquisição de bens e serviços, escolheu a Netskope, especializada em soluções de segurança na nuvem, para apoiar seu projeto de inovação tecnológica e consolidar a segurança dos dados. A implementação das soluções proporcionou aumento da qualidade da gestão de TI e visibilidade de todo o ambiente tecnológico; maior controle do tráfego de dados e uso de aplicações; automatização de sistemas; e avanços significativos no processo de adequação à LGPD.

O plano de inovação tecnológica da Petronect incluía a migração da infraestrutura para serviços em nuvem e a otimização das estratégias de cibersegurança, sendo capaz de impulsionar o crescimento dos negócios com mais flexibilidade e escalabilidade. A Petronect tem um ambiente totalmente interligado que conecta infraestrutura on-premises e em nuvem (AWS e Azure) e SAP Cloud Platform. Os benefícios da abordagem híbrida trouxeram desafios à equipe de TI, sendo um dos maiores obstáculos o Shadow IT. Nesse sentido, a Petronect precisava de uma plataforma de segurança capaz de fornecer maior visibilidade e controle de tráfego das informações e do uso de aplicações, promovendo proteção a partir de qualquer dispositivo, independentemente da localização.

As soluções da Netskope adotadas pela Petronect foram Risk Insights para Web e SaaS; proteção inline para web; proteção em tempo real, Standard DLP, Threat Protection e proteção de API para Microsoft 365 voltados para SaaS. As primeiras provas de conceito (POC) com a Netskope ocorreram no início do ano passado, em parceria com a integradora Contacta. Em março de 2020, quando foram tomadas as primeiras ações de incentivo ao distanciamento social devido à pandemia de Covid-19, a Petronect adotou completamente o modelo home office, migrando toda sua força de trabalho para ambiente doméstico, e decidiu antecipar a implementação da tecnologia para garantir a segurança das equipes dentro e fora das redes.

Segundo Ricardo Salvatore, gerente de Segurança da Petronect, a migração de todos os usuários para o home office era uma grande preocupação da sua equipe de TI. A expectativa dessa equipe era que esse movimento traria um aumento expressivo no número de ameaças como ransomware, malware e phishing. O processo completo dos sistemas essenciais para a execução de tarefas em home office de 350 funcionários foi realizado em apenas três dias.



Mais Notícias RTI




Corning fecha fábrica no Rio de Janeiro

Escritório de vendas continua em São Paulo.

20/05/2024


Youcast anuncia novidades no portfólio e expansão de CDN

Empresa completa 10 anos de operação em 2024.

20/05/2024