A Ascenty, fornecedora de data centers na América Latina, anunciou mais dois sites em operação ao seu conjunto de infraestruturas. As inaugurações são da segunda unidade no campus da companhia no Rio de Janeiro, com 3000 m² de área e da quarta em Hortolândia, SP, com 2000 m², ambas com 3 MW de potência. Juntas, as novas unidades somam um investimento total de R$ 160 milhões e fazem com que a empresa passe a ter 19 data centers em operação e oito em construção, totalizando 27 unidades no Brasil, Chile e México.

Os quatro empreendimentos de Hortolândia formam, agora, um complexo que contempla 13 mil m² de área e uma potência total de 23 MW. Já o do Rio de Janeiro soma 10 mil m² e uma potência total de 13 MW em duas unidades. Ambas recebem a rede de fibra óptica própria Ascenty, mas por serem carrier neutral (rede neutra), também contam com importantes empresas de conectividade do país.

O campus carioca está conectado à estação de cabo submarino em funcionamento no Rio de Janeiro, enquanto o paulista está ligado à estação da Praia Grande, SP, e a todos os principais pontos de interconexão. Essa conectividade direta melhora a latência e a qualidade de transmissão dos dados entre países e continentes.

Quanto à segurança, todos os ambientes de cada complexo são monitorados por mais de 400 câmeras com detecção de movimento. Além disso, os espaços contam com equipe própria presente 24 horas, 7 dias por semana, com acesso individual por biometria e cartão magnético.

Já o sistema de refrigeração rapid restore, com circulação de água gelada em chillers a ar, assegura a alta capacidade de controle de temperatura dos equipamentos. Ainda assim, as unidades são equipadas com dispositivo de detecção de incêndio com monitoramento de partículas de ar.

Para o funcionamento ininterrupto dos data centers, a energia é 100% de fontes renováveis negociada no mercado livre de forma incentivada. Cada campus conta com subestação própria redundante, e do ponto de vista de engenharia, trabalham no sistema Tri-bus, ou seja, três linhas de energia abastecendo cada módulo e sistema auxiliar de geração a diesel com autonomia de 48 horas sem reabastecimento.

“A cidade do Rio de Janeiro representa a segunda maior economia do Brasil e, portanto, essa inauguração amplia ainda mais a nossa capacidade de atender a demanda crescente por investimentos de várias empresas nacionais e do exterior na região”, afirma Roberto Rio Branco, vice-presidente de marketing e relações institucionais da Ascenty. “Em relação a Hortolândia, trata-se de provermos uma estrutura robusta para um importante polo industrial e tecnológico, com localização geográfica estratégica em um mercado que está aquecido para a terceirização da infraestrutura de data centers, bem como para ambientes híbridos”, acrescenta.

As unidades possuem certificações de gestão ISO 14001, 27001, 37001 e 50001, e até o fim do mês de dezembro, também terão a TÜV TR3, que atesta disponibilidade, segurança e eficiência para a continuidade de negócios dos usuários.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024