A Trópico anunciou um novo modelo de negócios para atender às demandas por conectividade do agronegócio brasileiro. Com a SICAaaS - Solução Integrada de Conectividade e Aplicações como Serviços, a empresa oferece a opção de contratação de uma rede 4G em 250 MHz, voltada a redes privadas no modelo de serviços.  Dessa forma, o produtor rural não precisa investir na aquisição da rede de telecomunicações, ou possuir equipe qualificada para sua operação e manutenção, para implantar aplicações baseadas em agricultura de decisão.

A solução de rede 4G na faixa de 250 MHz provê ampla cobertura, resultando em um menor número de antenas por área de interesse (hectares cobertos), com importantes reduções de custos de infraestrutura dos serviços. Essa cobertura ampla permite a implantação do conceito de fazenda digital, viabilizando serviços de monitoramento de máquinas e do desempenho dos processos agrícolas.

Segundo Paulo Cabestré, presidente da Trópico, a flexibilidade de modelos de negócio tem como objetivo atender às demandas de pequenos, médios e grandes produtores, principalmente de áreas rurais mais remotas do Brasil, onde existe um deserto digital. No caso da SICAaaS, a contratação poderá ser feita por intermédio da rede de concessionários John Deere, fabricante de equipamentos agrícolas. A empresa também será responsável pelo suporte técnico da solução para o agronegócio, de forma integrada com a Trópico, dentro do conceito de ponto único de contato.

“O novo modelo desenvolvido pela Trópico vai colaborar diretamente para o rápido desenvolvimento do campo, oferecendo aos produtores ainda mais facilidade de acesso aos sistemas de telemetria da John Deere, como o JDLink. Além disso, ajudará a mitigar a lacuna que existe no país em relação à conectividade”, ressalta Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere para América Latina.



Mais Notícias RTI



TP-Link se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

Mais de 6 mil roteadores serão disponibilizados para fortalecer a comunicação.

14/05/2024


Grupo Mulheres Provedoras cresce em Pernambuco

Movimento está aberto a mulheres de todo o país e de qualquer área da empresa.

14/05/2024


Empresas de nuvem se unem no apoio tecnológico às empresas do Rio Grande do Sul

Iniciativa reúne mais de 30 empresas em campanhas de doação e entrega de serviços.

13/05/2024