A Eletronet, fornecedora de transporte e trânsito IP por redes de fibra óptica, está lançando o IP Burstable, um novo modelo de negócios baseado no consumo, desenvolvido para atender às necessidades dos provedores regionais, que atuam com um tráfego de dados dinâmico. O serviço oferece capacidade garantida de 30 Gbit/s, e a partir dessa faixa até 60 Gbit/s, a contratação é realizada conforme uso. “Antes só vendíamos o full IP, ou seja, a banda cheia, com custo fixo. Com o serviço, o provedor poderá ter mais segurança e reduzir os custos, uma vez que pagará somente pela banda consumida, sob demanda”, diz o diretor comercial Cassio Lehmann.

O Full IPop Burstable e Full IPix Burstable estão disponíveis em São Paulo e Fortaleza, CE, tanto nos PoPs quanto nos PIXs, respectivamente, e gradativamente serão expandidos para outros pontos da rede Eletronet, que possui 166 PoPs e está presente em 25 PIXs. A capacidade será incrementada para 100 Gbit/s até o final do ano.

Também novidade da operadora é a inauguração do PIX Aracaju, SE, conectado ao PIX central da RNP na cidade, ampliando sua atuação no Nordeste brasileiro. E no Sudeste, a Eletronet terá uma infraestrutura de PIX em site próprio localizado no bairro de Barreiro, em Belo Horizonte, MG. “No Sudeste, era a única localidade que faltava para nos posicionar de forma efetiva. Já contamos com PIX do Rio de Janeiro e em São Paulo temos o maior PIX, com troca de 1 Tbit/s de tráfego”, diz Lehmann.

O PIX, também conhecido como Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange (IX), é um ambiente no qual os provedores, operadoras e redes de fornecimento de conteúdos trocam tráfego de Internet diretamente, permitindo a diminuição de latência, melhoria da qualidade e otimização da internet, sem a necessidade de navegar a grandes distâncias e estabelecer múltiplas conexões.

“O PIX possibilita acesso otimizado e direto a sites de games ao redor do mundo, de entidades governamentais brasileiras como os Detrans e Receita Federal, além de acesso a bancos, plataformas de vídeos e streaming entre outros”, explica o gerente de Produtos da Eletronet, Célio Mello.

Mello acrescenta que a Eletronet disponibiliza todas as rotas (full routing) para os clientes acessarem sem restrição, em qualquer um dos PIXs onde estão presentes. Dessa forma, quem é atendido por meio do PIX de Aracaju, em Sergipe, tem acesso aos mesmos conteúdos e com as mesmas facilidades de quem está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.



Mais Notícias RTI




Corning fecha fábrica no Rio de Janeiro

Escritório de vendas continua em São Paulo.

20/05/2024


Youcast anuncia novidades no portfólio e expansão de CDN

Empresa completa 10 anos de operação em 2024.

20/05/2024