Produtos para redes subterrâneas de distribuição de energia


Em reação aos recentes episódios de desligamentos duradouros envolvendo as redes aéreas, os sistemas subterrâneos de distribuição vêm sendo cada vez mais considerados. Para além da questão estética e de valorização do espaço urbano, as redes subterrâneas de energia elétrica aumentam a qualidade e continuidade do fornecimento, diminuem custos de manutenção e aumentam a segurança das pessoas. Este guia traz uma relação de fornecedores de uma lista abrangente de produtos e equipamentos.




Dona de 5,8 mil km de redes subterrâneas de distribuição, a Light está investindo para modernizar este seu sistema, além de tocar projetos de ampliação. Já a Enel Distribuição São Paulo converteu, em dois anos, 4,2 km de rede aérea para subterrânea, totalizando mais de 2,6 mil km de rede subterrânea na região metropolitana de São Paulo.

As vantagens técnicas e estéticas das redes subterrâneas são bem conhecidas: menor exposição a tempestades e fenômenos naturais, a objetos lançados nos fios, acidentes de trânsito, vandalismo, contato com galhos de árvores e pássaros, o que aumenta muito a qualidade do fornecimento e, consequentemente, a satisfação do consumidor. Somam-se ainda a valorização de imóveis e elevação do movimento comercial, a integração com o meio ambiente, evitando podas de árvores e reduzindo a poluição visual, a melhora da segurança e da mobilidade de pessoas, sobretudo daquelas com necessidades esp peciais, etc.

EM publica aqui seu guia exclusivamente dedicado a redes subterrâneas de distribuição. O levantamento lista fornecedores dos principais componentes desses sistemas, entre eles cabos, transformadores, chaves, proteções, etc. Como se trata da primeira edição do Guia, convidamos usuários e fornecedores para ajudar a aprimorá-lo, seja no sentido de agregar itens ainda não constantes da pesquisa, seja no refinamento das informações coletadas. Colaborações e sugestões podem ser enviadas via e-mail, com o assunto “Redes subterrâneas”, para em@arandanet.com.br.









Compartilhe:


Voltar