A EPE - Empresa de Pesquisa Energética lançou dia 19 de outubro uma série de estudos sobre oportunidades de eficiência energética na indústria brasileira. O trabalho é resultado de acordo de empréstimo do Banco Mundial ao Ministério de Minas e Energia, no âmbito do projeto META (Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral), e foi realizado por consultoria, sob fiscalização da EPE, desde 2017.

As análises e conclusões são resultantes de visitas técnicas a 138 unidades industriais de seis setores industriais: cadeia do alumínio, celulose e papel, cadeia siderúrgica, cerâmica, alimentos e bebidas e química, cada um dividido por subsegmentos industriais. Com o trabalho de campo, foi possível elaborar relatórios com a descrição das etapas dos processos, obter informações detalhadas sobre consumo, identificar os principais equipamentos consumidores de energia e apontar medidas de eficiência energética.

Além disso, os técnicos disponibilizaram a estimativa de potencial de eficiência energética e tabelas de coeficiente de destinação e rendimento energético nos moldes do Balanço de Energia Útil (BEU), ferramenta que permite a análise das informações e consumo final por setor e fonte, disponíveis no Balanço Energético Nacional (BEN).

Os dados no BEU foram estruturados em energia útil por setor, fonte e serviço energético (força motriz, calor de processo, aquecimento direto, refrigeração, iluminação, eletroquímica e outros). De forma adicional, a partir do fornecimento de informações de rendimento atual e potencial, o BEU permite a estimativa do potencial de eficiência no primeiro processo de transformação energética.

Para ter acesso aos estudos, acesse https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/projeto-de-assistencia-tecnica-dos-setores-de-energia-e-mineral-projeto-meta.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024