A General Motors vai comercializar em 2021, no mercado norte-americano, uma picape 100% elétrica, a Hummer EV, a primeira da categoria de super utilitários, off-road, produzida pela montadora. O modelo utilizará uma tecnologia com novo conceito de bateria e de propulsão para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium.

O sistema Ultium, propriedade da GM, permite que a picape gere aproximadamente 1000 cavalos de potência e 1500 kgf.m de torque, produzidos por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Estima-se que o carro, com carga total, tenha autonomia de mais de 560 km, com base em testes realizados pela GM.

Além disso, a tecnologia elétrica da GM muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, tornando a picape compatível com os carregadores DC de 350 kW e permitindo quase 160 km de autonomia em 10 minutos de recarga.

Com início de produção prevista até o fim de 2021, a Hummer EV será fabricada em uma planta da GM localizada em Detroit, nos Estados Unidos, fundada há cerca de 40 anos e que foi atualizada para a produção exclusiva de veículos com esse tipo de propulsão elétrica, sob um investimento de 2,2 bilhões de dólares.

Disponível em quatro versões, com preços que vão de 80 mil a 112 mil dólares, a picape é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos com a nova plataforma modular global para veículos elétricos e com o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia. No Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024