O centro de tecnologia Lactec está desenvolvendo um projeto de pesquisa com as empresas Hidrobombas e a Global Participações em Energia (GPE) para avaliar a viabilidade técnica e econômica de sistemas de absorção e conversão de energia das ondas do mar em eletricidade. Batizado de Projeto de Geração de Energia Ondomotriz (GEO), o trabalho já atingiu a fase de testes e avaliação de desempenho, em modelos reduzidos.

A pesquisa se baseia em protótipo desenvolvido pela Hidrobombas, que consiste em um sistema flutuante, fixo em um chassi, com braços articulados, que oscilam conforme o movimento das ondas, gerando energia. O conceito foi aprimorado e a partir de modelagem 3D foi possível realizar os estudos iniciais, que incluem estudo cinemático, dinâmico e a avaliação de componentes, robustez, flutuabilidade e estabilidade do sistema.

Parte da pesquisa também foi a construção de tanque de ondas, em escala menor, com desenvolvimento de dispositivos para os testes preliminares. Para dar suporte a uma nova etapa de estudos, está sendo construído, em uma das unidades tecnológicas do Lactec, em Curitiba, o Laboratório de Estudo da Energia das Ondas (LEEO), que permitirá simulações com diferentes modelos reduzidos de conversores de energia, antes de sua instalação em ambiente marinho. O projeto é realizado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024