A petroquímica Braskem assinou no dia 22 de janeiro um contrato para aquisição de energia eólica da Casa dos Ventos, uma das maiores empreendedoras da área no País. O contrato corporativo de energia elétrica (PPA) está vinculado à construção de um novo parque eólico e prevê o fornecimento de energia por 20 anos. A Casa dos Ventos será responsável por direcionar o investimento na implementação do parque.

 Trata-se do quarto contrato para aquisição de energia renovável de longo prazo da Braskem, sendo o maior em volume adquirido até o momento. Envolve mais de R$ 1 bilhão, mas as empresas não deram mais detalhes de volume de energia envolvido. Mas a negociação vai tornar viável um novo parque no complexo Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, que tem capacidade total de 504 MW.

Além da compra de energia, a Braskem terá a opção de adquirir, condicionada à aprovação das instâncias de governança competentes, uma participação acionária nos parques eólicos, possibilitando o regime de autoprodução. Embora não tenha revelado o volume de energia do contrato, a petroquímica afirmou que com o acordo vai passar de 100 MW médios seus contratos com fontes eólica e solar.

Em 2020, a Braskem anunciou outros dois importantes contratos para aquisição de energia renovável. O primeiro acordo, divulgado em março, com a francesa Voltalia, envolve a expansão do complexo solar Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, com capacidade de gerar 270 MW. O segundo, em junho, é uma parceria com a Canadian Solar para a construção de uma usina solar no Norte de Minas Gerais, com capacidade instalada de 152 MWp. No final de 2018, a companhia havia assinado contrato com a EDF para compra de energia eólica, também por um período de duas décadas.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024