O grupo português de energia EDP lançou duas unidades globais de negócios para explorar duas grandes tendências energéticas globais: o hidrogênio verde e os sistemas de armazenamento de energia. A H2 Business Unit (H2BU) será o novo braço do grupo para desenvolver projetos de H2 verde, e a EDPR NA será a unidade que terá a meta de atingir a capacidade de 1 GW em armazenamento de energia no período de cinco anos.

Com a H2BU, a EDP mira a integração do hidrogênio verde em seu portfólio, promovendo o investimento nas renováveis que permitem a produção do gás verde. A unidade de negócios será liderada pela executiva Ana Quelhas, até então diretora de planeamento energético.

Segundo comunicado da empresa, a H2BU tem foco no desenvolvimento de oportunidades de hidrogênio verde junto a setores promissores, como a indústria do aço, química, refinarias e cimentos, e em transportes pesados de longo curso. Os mercados prioritários serão os Estados Unidos e a Europa, aproveitando o pipeline de renováveis e ativos existentes e complementando as soluções de descarbonização.

Já a unidade de armazenamento de energia, a EDPR, se dedicará ao desenvolvimento de tecnologias. A sua base estará associada à operação da subsidiária nos Estados Unidos. A criação desta unidade dá corpo ao plano que a empresa tem naquele país, denominado Re-charge, cujo objetivo é alcançar 1 GW em projetos de armazenamento de energia até 2026.

O compromisso da EDPR com a tecnologia de armazenamento de energia foi reforçado com a inauguração, em 2018, de uma instalação de estoque de energia eólica em baterias no parque de Cobadin, na Romênia. Já em 2019, a divisão lançou um sistema de baterias associado a um parque solar, também na Romênia, tendo ainda anunciado o desenvolvimento do projeto solar Sonrisa, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, correspondendo a um PPA de 200 MW e armazenamento de energia de 40 MW.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024