A Copel prorrogou o prazo da chamada pública para contratação de energia proveniente de autogeradores, cuja nova data-limite é 18 de junho de 2021. A previsão da chamada, lançada em novembro de 2020, é contratar até 50 MW médios de energia nessa modalidade, equivalente a 438 mil MWh por ano ou 1,9% da carga anual.  O edital é considerado o primeiro do tipo no Brasil e foi autorizado pela Aneel mediante solicitação feita pela Copel para implantar o projeto piloto de cinco anos.

O objetivo é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores. Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede --- um sistema elétrico independente, integrando à rede de distribuição a geração, armazenamento e consumo. 

As microrredes vão entregar a energia contratada para a Copel e, com isso, poderão abastecer um grupo de consumidores próximos. Eles devem estar inseridos em uma das 32 macrorregiões do Paraná listadas. A chamada vai abranger acessantes que geram de 1 a 30 MW, sem restrição da fonte geradora, com custo máximo de venda de R$ 311/MWh. Os proponentes terão de dar garantias de sustento de geração para atender a microrrede e controle sobre a potência por, pelo menos, cinco horas ininterruptas.

Mais informações em  https://www.copel.com/hpcweb/microrredes/



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024