A EDP recebeu a licença ambiental e assinou a ordem de serviço para a construção da subestação Ibiraçu, no Espírito Santo. O empreendimento, que beneficiará 21 mil habitantes dos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Aracruz, contará com um investimento da ordem de R$ 5 milhões e deve gerar 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A subestação será erguida em uma área de 2,5 mil metros quadrados e está prevista para entrar em operação em sete meses.

De acordo com comunicado da EDP, a subestação Ibiraçu somará a outras 97 subestações que compõem a rede de distribuição da companhia. O sistema contará com dois níveis de tensão (69/13,8 kV) e um transformador de 6,7 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão. Segundo a empresa, essa configuração traz maior confiabilidade e qualidade.

A operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizada, a unidade possui sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, conta com videomonitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024