Em parceria que envolve o governo paulista e a distribuidora Elektro, 22 municípios da região do Vale do Ribeira estão passando por um programa de retrofit de iluminação para implantação de tecnologia LED em prédios públicos. Desde março de 2020 já foram implementadas 27.552 novas lâmpadas de LED e a previsão é que mais 12,6 mil sejam substituídas até o final deste ano.

A medida prevê uma economia superior a R$ 145 mi por ano e deve modernizar mais de 50 prédios públicos distribuídos nos 22 municípios do Vale do Ribeira. Além disso, as comunidades mais vulneráveis também receberam, até o momento, cerca de 15 mil lâmpadas doadas pela Elektro.
O programa foi viabilizado por meio de um protocolo de intenções assinado entre a Elektro e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, sendo que a ação integra o programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), cujo objetivo é alavancar a atividade econômica no Ribeira.
A nova iluminação permite uma economia de energia de até 86% em relação às lâmpadas incandescentes e de até 40% em relação às fluorescentes. O consumo anual dos equipamentos substituídos era de cerca de 849 MWh/ano. Em um período de apenas sete meses, a economia já chegou a 223 MWh/ano.
Até o momento 55 edifícios estaduais receberam a nova iluminação, incluindo escolas e delegacias. Dezesseis municípios do Vale já foram beneficiados: Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Eldorado, Ilha Comprida, Itaoca, Itariri, Juquiá, Miracatu, Registro, Ribeira, Sete Barras, Tapiraí, Iporanga e Itaoca. Além da reforma na iluminação dos edifícios públicos, também serão realizados estudos para a instalação de painéis solares fotovoltaicos.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024