O governo paulista lançou no dia 26 de junho o programa Cidades Inteligentes. Entre outras iniciativas de planejamento urbano sustentável, estão programados em uma primeira etapa investimentos de R$ 15 milhões para levar iluminação pública LED a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. 

A ideia com os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED é torná-los porta de entrada para sistemas inteligentes. Com isso, será possível adotar sistemas de internet pública WiFi e conexão de diferentes serviços digitais por integração com as luminárias, com chips específicos para a comunicação. Além disso, segundo o governo do estado, a iluminação mais eficiente também visa garantir mais segurança no trânsito e facilitar o patrulhamento policial no período noturno. 

Outra novidade é do programa é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos. 



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024