O Leilão de Energia Nova A-5, previsto para ocorrer no dia 30 de setembro, terá projetos de geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos. A iniciativa visa a implantação principalmente de usinas termoelétricas a partir da incineração dos resíduos, as chamadas WTE (do inglês, waste to energy).

Foram cadastrados 12 projetos no certame, com potência total instalada de 315 MW. Estão inscritos projetos no estado de São Paulo (254 MW), Rio de Janeiro (31 MW) e Paraná (30 MW). Destes, três projetos já estão licenciados, sendo dois na região metropolitana de São Paulo e um no Rio de Janeiro.

Com disputa de projetos similares, a expectativa é a de que os projetos de WTE, de capital intensivo, sejam viabilizados sob a modalidade de project finance. Segundo comunicado da Associação Brasileira de Recuperação Energética (Abren), isso será possível por conta da garantia agora possível, já que a venda do projeto em leilão servirá como oferecimento de recebíveis ao agente financeiro a juros reduzidos.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024