A Aneel começou a divulgar no dia 2 de setembro uma campanha para prevenções de incêndio em áreas próximas a linhas de transmissão. A iniciativa de comunicação será difundida em setembro e outubro e visa conscientizar a população para a tomada de atitude no caso de encontrar fogo em áreas que venham a ameaçar torres e cabos de transmissão.

Na época de seca, de maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia elétrica, que hoje conta com mais de 165 mil quilômetros de linhas e de 406 mil MVA em capacidade de transformação. Com a crise hídrica, a agência considerou a ação ainda mais oportuna, já que o sistema interligado está cumprindo o papel de escoamento de mais excedentes de energia produzida no Norte e Nordeste para as áreas mais afetadas pela baixa dos reservatórios, o Centro-Oeste e o Sudeste.

Receberão enfoque especial da campanha localidades percorridas pelo “linhão” Xingu-Estreito, conjunto de linhas em grande parte responsável pelos carregamentos de energia elétrica gerada nas regiões Norte e Nordeste e transportada até o Centro-Sul do País. Essa área, apesar de não apresentar incidência acentuada de incêndios, tem muita importância na transmissão de energia, daí a atenção especial.

Com o mote “É incêndio? Ligue para 193!”, a ação de comunicação cobrirá todo o território nacional. Os materiais orientativos estão disponíveis para divulgação voluntária em www.aneel.gov.br/campanha-incendios-2021.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024