A empreendedora eólica Casa dos Ventos anunciou nos últimos dias mais dois PPAs de longo prazo com indústrias para contratação de energia gerada por seus parques em construção no Brasil. O primeiro foi com a Rima Industrial, produtora de ligas à base de silício e magnésio. A empresa assinou contrato com duração de 15 anos para o fornecimento de 20 MWm a partir de 2024.

O contrato com o grupo Rima, que exercerá a opção de entrar como autoprodutora do empreendimento, foi a última transação de longo prazo envolvendo o Complexo Eólico Rio do Vento, de 1 GW, no Rio Grande do Norte, que já conta com sua primeira fase parcialmente em operação (504 MW). O restante da energia do parque, que terá mais 534 MW na segunda fase, será negociada em contratos de curto prazo.

O segundo PPA foi com a indústria química Unigel. Em um contrato de 20 anos, válido a partir de 2024, a Casa dos Ventos anunciou ter fechado acordo superior a R$ 1 bilhão. A indústria também terá a opção de se tornar autoprodutora, como sócia minoritária, do complexo eólico Babilônia Sul, em fase de implantação na Bahia e que terá 360 MW de potência instalada. A Unigel não informa o montante de energia negociado.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024