A Neoenergia adotou no início de maio uma nova tecnologia para dar suporte às atividades de operação e manutenção de linhas de transmissão e subestações. Trata-se de dispositivos wearables com tecnologia remota telecomandada por voz (Hands-free Remote Collaboration Tool), que torna possível a troca de informações e conhecimentos e a interação online entre os operadores. O projeto piloto, desenvolvido pela empresa, será testado em três unidades da empresa: nas subestações de Sobral (CE), Fernão Dias (SP) e Baixo Iguaçu (PR). “Este é um marco histórico para a transmissão nacional e estamos nos antecipando e inovando com a ajuda da tecnologia. Isso nos dá mais confiabilidade e segurança para execução das atividades em campo, principalmente em momento de isolamento social”, destaca Felipe Silva, Gerente de Engenharia de Manutenção da Neoenergia.

De acordo com a empresa, um especialista, por exemplo, em São Paulo, será capaz de dar suporte e acompanhar as ações de um técnico em campo. O dispositivo, adaptado no capacete do colaborador, permite que o especialista tenha visão do técnico e seja capaz de se comunicar com ele através de comandos de voz. O equipamento permite ainda o compartilhamento de documentos de imagem, áudio e vídeo na tela. 

Com a tecnologia, a Neoenergia visa permitir o suporte remoto de especialistas, que não mais precisarão se deslocar até as instalações para ajudar a equipe de campo, o treinamento na execução de novas funções e o estudo de novos equipamentos, além de gravações de trabalhos. “A ferramenta nos ajudará a reduzir o tempo de análise das causas de grandes interrupções, trazendo maior qualidade e continuidade no fornecimento de energia, a sua utilização reduzirá os custos com viagens e aplicação de treinamentos”, conclui Silva.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024