A espanhola Acciona Energía assinou acordo com a Casa dos Ventos para adquirir dois projetos eólicos em desenvolvimento, o Sento Sé I e II, na Bahia, que somados podem chegar até 850 MW de potência e envolver investimentos de 800 milhões de euros (R$ 5 bilhões aproximadamente, na cotação atual). A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes. 

Os parques Sento Sé I e II estão em processo de obter as licenças de instalação, previstas para o próximo ano. A transação representa o primeiro investimento do grupo espanhol no mercado brasileiro de geração renovável. No País, a empresa já atua há mais de 20 anos em grandes projetos de infraestrutura, como o Terminal 2 do Porto do Açu, no Rio de Janeiro, e o sistema de esgotamento sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Atualmente, a Acciona é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo.

Segundo comunicado da empresa, estão em análise outros projetos eólicos e solares fotovoltaicos no Brasil, inclusive por meio de novas negociações com a Casa dos Ventos. Com os dois parques eólicos na Bahia, a Acciona expande sua carteira de projetos de renováveis em desenvolvimento, atendendo a meta interna de dobrar de tamanho em energia e alcançar 20 GW de capacidade instalada até 2025, com base numa carteira de 9,8 GW em desenvolvimento avançado.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024