O governo brasileiro, por intermédio do MME, assinou no dia 7 de dezembro um memorando de entendimento com o Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca. O acordo prevê ações conjuntas para estimular o uso de energias renováveis e a transição energética.

O acordo bilateral vai envolver, para começar, o compartilhamento de experiência e o conhecimento técnico da Dinamarca em energia eólica offshore. Estão entre as demandas de aproveitamento do know-how do país nórdico a ajuda na elaboração do quadro regulamentar brasileira para a nova fonte, o desenvolvimento de infraestruturas e o estabelecimento de relações com investidores e indústrias, considerando os impactos sociais e ambientais.

Outra demanda que deve ser atendida pela cooperação entre os países visa o desenvolvimento da fonte de recuperação energética de resíduos (WTE, da sigla em inglês de Waste To Energy). Devem ser fruto de intercâmbio entre agentes públicos e representantes da indústria local discussões sobre a destinação de resíduos para fins econômicos, na produção de biogás e biometano, geração de eletricidade, incineração, energia térmica e fertilizantes.

Ainda é objeto do acordo o reforço do diálogo entre o Brasil e a Dinamarca para gerar soluções de transição energética e promover o intercâmbio da formulação de planos de expansão energética. Isso pode incluir, por exemplo, o armazenamento e geração de energia, integração de energia renovável variável, transmissão e distribuição de eletricidade e ainda o uso de novas tecnologias e combustíveis, como o hidrogênio.

As formas de cooperação são por várias vias. Poderá envolver troca de dados, informações e documentação, visitas intergovernamentais e internacionais e reuniões online, envolvendo formuladores de políticas, reguladores, instituições acadêmicas e empresas. Estão previstas ainda a organização e participação conjunta em seminários, workshops e reuniões para compartilhar informações e melhores práticas.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024