Operação-padrão dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciada em dezembro de 2021, está causando paralisações na produção da indústria eletroeletrônica, alerta a Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Em sondagem realizada pela associação entre 28 de janeiro e 7 de fevereiro, foi constatado que 31% das empresas do setor já relatam algum tipo de interrupção em suas linhas de produção em razão da falta de insumos e pelo aumento dos custos de importação. Na pesquisa anterior, que compreendia o período até o dia 18 de janeiro, nenhuma empresa havia indicado paradas na produção.

Ainda segundo o levantamento, subiu de 35% para 55% o total de entrevistadas que enfrentam algum tipo de dificuldade, como atrasos na liberação de mercadorias e cargas ou no recebimento de produtos. Como consequência, além dos atrasos na produção, relatado por 41% das entrevistadas, as empresas sofrem o atraso nos prazos de entrega de produtos (43%), com o aumento de custos de importação (36%), com custos adicionais de armazenagem (41%), entre outros problemas.

Além disso, a sondagem também identificou pela primeira vez problemas nas exportações de produtos, que já são indicados por 18% das empresas, impactadas pela demora nas operações de embarque e no desembaraço de mercadorias.  As empresas também citaram atrasos na entrega de mercadorias aos clientes (10%) e custos adicionais associados à armazenagem e na movimentação de cargas (9%).

Por conta do cenário, a Abinee tem atuado junto aos órgãos do Poder Executivo, solicitando a normalização da tramitação dos despachos aduaneiros. Está sendo cogitada também a possibilidade de eventuais ações judiciais pelos associados. “O setor está de olhos vendados no meio de um tiroteio”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024