A GE Renewable Energy fechou contrato para atualizar tecnologicamente a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O trabalho será realizado pelo consórcio CMI, liderado pela GE Hydro Solutions e composto pelas empresas paraguaias CIE e Tecnoedil, responsáveis pela montagem e fornecimento de materiais gerais, respectivamente.

O projeto é considerado o maior já realizado nas instalações da hidrelétrica desde a sua inauguração há quase 40 anos. A previsão é a de que os serviços levem 14 anos para ser concluídos. A atualização será feita em equipamentos e sistemas de todas as 20 unidades geradoras. Além disso, estão planejadas melhorias nos sistemas de medição, proteção, controle, regulação e supervisão da hidrelétrica.

O escopo geral de fornecimento da empresa norte-americana inclui o fornecimento de cubículos de média tensão, sistemas de gerenciamento de energia, tecnologia de automação e ainda a entrega de sistemas de proteção, controle e supervisão para as unidades geradoras, subestação GIS e as linhas de transmissão de 500 kV existentes. Também serão instaladas duas novas subestações GIS compactas para aumentar a confiabilidade dos serviços auxiliares elétricos da usina. A modernização de cada unidade deve levar em média seis meses.

Com 14 GW de capacidade instalada, o que a torna a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da Usina de Três Gargantas (22,5 GW) na China, Itaipu é responsável pelo fornecimento médio de 8,4% da energia consumida no Brasil e de 85,6% no Paraguai. A usina é também a que mais produziu energia na história, com mais de 2,8 bilhões de GWh desde 1984, e também gera mais energia anual do que a Três Gargantas, por ter maior fator de capacidade.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024