A Copel está ampliando o seu circuito de recarga rápida para eletromobilidade. Parte do programa de inovação aberta Copel Volt, a eletrovia da estatal paranaense de energia vai ter mais 11 postos ao longo das estradas BR-376 e BR-101, no trajeto que segue até perto de Londrina, no norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados.

Existem 12 postos de recarga em operação desde 2018, ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277 e que ligam o extremo leste ao extremo oeste paranaense. Com a expansão, serão no total 23 pontos disponíveis aos usuários de veículos elétricos.  O projeto é desenvolvido em parceria com a startup brasileira Move, especializada em desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão e controle de recargas de veículos elétricos.  

Os novos postos de recarga ficam no trajeto de Curitiba a Londrina, na BR-376, nas cidades paranaenses de Ponta Grossa, Tibagi, Imbaú e Mauá da Serra, e na interligação entre Curitiba e Joinville, em Tijucas do Sul (PR). Os demais eletropostos da Copel ao longo da BR-277 ficam em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.

Além da expansão de eletropostos, o projeto com a Move integra todos os locais de recarga em um mesmo sistema de gestão. “Um dos principais diferenciais é que o novo sistema já nos fornece um modelo para a futura comercialização de energia na mobilidade elétrica”, explica o mentor do projeto na Copel, Rodrigo Braun.

Segundo a Copel, os eletropostos já em operação na BR-277 são de fornecedores diferentes, com modelos distintos. Mas com o novo sistema de gestão será possível integrar todas as informações em uma mesma plataforma, para informar aos interessados quais carregadores estão disponíveis e a quantidade de energia fornecida por cada um. Além disso, há informações sobre as emissões de gás carbônico evitadas ao usar energia elétrica no lugar de combustíveis fósseis.  Para abastecer, os motoristas utilizam o aplicativo Eletroposto Fácil, disponível nas plataformas Android e iOS. 



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024