A geradora privada SPIC Brasil e o Cepel - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica assinaram contrato de desenvolvimento de projeto de P&D Aneel para criação de projeto conceitual de engenharia de uma planta integrada e multipropósito de hidrogênio verde (H2V) e amônia verde. O projeto é resultado de memorando de entendimento assinado em 2020 entre a SPIC Brasil, o Cepel e o instituto chinês de pesquisa SNPDRI, para troca de experiências em projetos de energia inteligente.

A iniciativa visa principalmente avaliar a economicidade de soluções de H2V para aplicações reais em diferentes condições e escalas. Com base em cerca de duas décadas de experiência em tecnologias do hidrogênio, participação em outros projetos de P&D Aneel no tema e atuação em áreas associadas, como células a combustível, armazenamento de energia, integração energética e geração fotovoltaica, o Cepel vai liderar o projeto.

O projeto de P&D terá duração de 18 meses, a contar do primeiro dia de abril, e será desenvolvido em seis etapas, englobando fundamentação e contextualização; concepção de engenharia e modelagem básica da planta; análise de cadeias de insumos e produtos da planta; estudos de avaliação técnica e econômica e de integração material e energética; modelagem avançada, análises de otimização e gerenciamento da planta; e desenvolvimentos e simulações com EMS.

A SPIC Brasil poderá utilizar o conhecimento produzido pela pesquisa para desenvolver e refinar projetos da empresa que envolvem H2V, para atendimento de demandas futuras e criação de oportunidades de mercado. “Analisamos várias alternativas para esse projeto. O caminho que definimos com o Cepel é resultado da convergência de interesses e de resultados, mas que também aposta na originalidade e no desenvolvimento de novas tecnologias”, avalia Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024