A Copel concluiu mais uma etapa do projeto de modernização do sistema de gerenciamento das redes de distribuição do Paraná. Com o término das obras, todas as 454 subestações da companhia que operam em 34,5 kV, 69 kV e 138 kV serão controladas remotamente, em Curitiba, pelo Sistema Avançado de Gestão de Distribuição (ADMS, na sigla em inglês).

O novo sistema moderniza a operação remota das subestações, além de facilitar o serviço dos operadores e permitir que, em caso de desligamento, a energia seja restabelecida com rapidez. Segundo a Copel, a tecnologia substitui os antigos sistemas de gerenciamento XA21 e SASE, este último concebido e desenvolvido na própria companhia há mais de 20 anos.

“As ferramentas antigas desempenharam um papel fundamental, mas apresentavam determinadas limitações para a operação do sistema. Por isso fomos em busca de uma solução de mercado, que coloca a Copel na vanguarda da automação dos sistemas de gerenciamento da rede de distribuição”, ressalta o gerente do departamento de Projetos Especiais da Distribuição, Paulo Bubniak.  

Segundo o gerente, o novo sistema ADMS proporciona maior flexibilidade operacional para a equipe do Centro Integrado da Distribuição (CI-DIS), uma vez que agora qualquer mesa de operação pode atuar em todas as subestações, o que antes não era possível. “Isso significa que podemos operar as subestações com mais eficiência e agilidade, o que se traduz em maior confiabilidade do fornecimento de energia aos clientes”, acrescenta Bubniak. 

O ADMS ajuda na supervisão e no controle – em tempo real – de subestações de distribuição de energia elétrica em diversas regiões. Diferente do antigo sistema, que tinha apenas um módulo de supervisão e controle, o novo integra quatro módulos: Scada (supervisão e controle), OMS (gerenciamento de interrupções e restabelecimento de energia), DMS (otimização da rede de distribuição) e EMS (otimização da subtransmissão). O primeiro módulo foi concluído e os demais devem ser implementados nos próximos meses.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024