A Siemens Gamesa instalou a primeira turbina eólica com pás 100% recicláveis. Com projeto próprio, a tecnologia, batizada de ReyclableBlade, foi entregue em pás de 81 metros de comprimento do aerogerador modelo SG 8.0-167 DD, de 8 MW de potência, do parque eólico offshore Kaskasi, da geradora RWE, no mar do Norte da Alemanha.

Neste parque de 342 MW de capacidade, localizado a 35 km ao norte da ilha Heligoland, da Alemanha, serão entregues ao todo 38 aerogeradores com a tecnologia de pá reciclável. Esse sistema é considerado disruptivo na indústria eólica, já que até o momento as pás inutilizadas, depois de seus 20 anos em média de vida útil, eram descartadas em aterros ou incineradas.

Com o sistema desenvolvido pela Siemens Gamesa, os materiais das pás, que ficam aglomerados, são separados por processo químico ácido. São aproveitadas as resinas, fibras de vidro, madeiras e outros componentes, como poliéster ou fibra de carbono. As pás da turbina eólica são compostas de uma combinação de materiais embutidos na resina para formar uma estrutura forte e rígida.

Segundo comunicado da Siemens Gamesa, a tecnologia permite a recuperação total dos componentes da pá no final da vida útil do produto. “Os materiais podem então entrar na economia circular, criando novos produtos sem a necessidade de recorrer a mais recursos brutos”, afirmou a empresa. A tecnologia havia sido lançada em setembro de 2021, portanto em apenas dez meses já teve sua primeira instalação, em julho último. O sistema também está disponível para outras turbinas da empresa, em pás de 108 e 115 metros de comprimento.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024