Desenvolvido em parceria do Senai-SP com a agência alemã de cooperação internacional, a GIZ, o programa PotencializEE, voltado para implantar eficiência energética em pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo, está investindo na mentoria de carreira de mulheres engenheiras do setor de energia.

Nos últimos três meses, 30 profissionais receberam lições de empoderamento e liderança feminina para serem estimuladas a se desenvolverem na área. De acordo com dados do Banco Mundial, as mulheres representam apenas 20% de toda a força de trabalho na área de energia na América Latina. No universo dos cargos de diretoria e presidência de empresas, o percentual é ainda menor, de 7%,  e de alta gestão, de 17%.

O programa realizou recentemente um projeto de mentoria para mulheres da eficiência energética, a segunda iniciativa de equidade de gênero do PotencializEE. A primeira ação para mulheres foi estabelecer uma meta de inclusão de, ao menos, 30 engenheiras no curso de especialização de eficiência energética, que aconteceu no início deste ano. Parte das especialistas já atua no âmbito do programa nos diagnósticos energéticos para as pequenas e médias indústrias localizadas no interior de São Paulo.

“Nosso objetivo é garantir o acesso e o empoderamento das mulheres no setor, por isso oferecemos módulos sobre assuntos como liderança, desenvolvimento pessoal e profissional, tendo como foco o ODS 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas até 2030”, disse a coordenadora da mentoria pelo programa PotencializEE, Carolyna Crepaldi, lembrando que os encontros começaram em junho e têm duração de três meses.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024