A Voith Hydro, divisão do Grupo Voith que desenvolve serviços e soluções para hidrelétricas, concluiu a instalação das sete unidades geradoras na central de geração hidrelétrica (CGH) Nogueira, de 5 MW, localizada no rio Chopim, município de São Jorge do Oeste (PR), a 19,3 km da foz do rio Iguaçu. A usina da empresa MAZP Energias Renováveis deve iniciar operação em agosto e será a primeira no Brasil a utilizar a solução StreamDiver da Voith Hydro, que, segundo esta empresa, é referência global em confiabilidade, eficiência e economia para o segmento de CGHs.

O processo de comissionamento da planta já foi iniciado. A tecnologia das turbinas é mais amigável ao meio ambiente porque é 100% livre de óleo e graxa e também não emite ruídos, assim não perturbando a fauna terrestre e aquática, destacou em nota Rodrigo Miranda, responsável pelo mercado brasileiro de PCHs da Voith Hydro. Ele diz que a StreamDiver é uma turbina projetada para aproveitamentos de baixa queda d’água e oferece boa relação custo-benefício. “Geralmente, nos projetos de usinas hidrelétricas, temos uma relação entre construção civil e fornecimento eletromecânico da ordem de 70%/30%. A StreamDiver equilibra os custos em cerca de 50% (para cada rubrica), pois permite redução de custos de construção civil".

A turbina possui menos componentes do que outras soluções e, portanto, sua montagem e manuseio são facilitados, bem como é reduzida a possibilidade de falhas. Sendo uma solução padronizada, modular, leve e pequena, os custos de transporte e montagem também são menores. Além disso, sua concepção menos complexa não exige manutenções dispendiosas e os intervalos de serviço são tipicamente superiores a dez anos, afirma o profissional da Voith Hydro.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, o Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis do mundo, e o segmento de PCHs e CGHs apresenta grande potencial de crescimento no País. Segundo Miranda, 85% de todas as barragens e represas do mundo atualmente não geram energia hidrelétrica, e a StreamDiver é uma solução para explorar esse potencial. O executivo também ressalta a importância desse projeto para o desenvolvimento das usinas de baixa queda do Brasil.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024