A Algar Telecom colocou em operação sua terceira usina solar fotovoltaica, em Bela Vista de Goiás, em Goiás. Batizada de UFV Bela Vista, a unidade atenderá por geração distribuída o consumo da companhia na região. A Athon Energia é a responsável pela operação e manutenção do ativo.  

A fazenda solar tem 603 kWp de potência e ocupa uma área de 1,5 hectares com 1800 módulos solares fotovoltaicos. Ao se considerar o consumo médio brasileiro de 165,1 kWh/mês, a usina tem capacidade de geração equivalente ao atendimento de 612 residências.

A Algar tem duas usinas solares fotovoltaicas na região de Uberlândia, em Minas Gerais. Em 2018, inaugurou a primeira usina para autogeração, Capim Branco I, seguida pela Capim Branco II, em 2020, esta última com 5,9 MWp de potência, ocupa uma área de 7,93 hectares e conta com 17,8 mil módulos solares fotovoltaicos.

“Com as usinas existentes no estado de Minas Gerais, já conseguimos atender praticamente 100% do consumo na área de concessão da distribuidora Cemig. Como esse próximo passo, identificamos a necessidade e oportunidade de expandir o mesmo modelo para outras regiões do Brasil onde atuamos, começando por Goiás, na concessão da distribuidora Enel GO”, explica Luis Lima, vice-presidente de Tecnologia e Evolução Digital. 

A capacidade de geração da UFV Bela Vista será direcionada para os créditos de energia da Algar Telecom, trazendo um ganho líquido de 12,5% nos gastos com energia daquela região e fortalecendo a matriz energética limpa da empresa.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024