A transmissora ISA CTEEP investiu R$ 1,7 milhão na aquisição de um equipamento itinerante para reciclar o óleo utilizado em seus transformadores, insumo que mantém os equipamentos refrigerados e que isola as partes elétricas. Embora fundamental, o óleo isolante e refrigerante perde suas características químicas ao logo do tempo e precisa ser substituído.

O equipamento adquirido tem capacidade de regenerar cerca de 20 mil litros por dia de óleo, restabelecendo as características químicas do líquido, evitando o descarte e a compra de um novo. Além disso, o equipamento pode ser operado remotamente por um técnico, a partir de um software e um sistema de comunicação. Por ser portátil, atenderá todas as instalações da companhia no Brasil. 

“Essa iniciativa está em linha com a nossa busca constante por soluções inovadoras, que contribuem para o desenvolvimento sustentável do negócio e da sociedade. Com ele, evitamos o descarte de aproximadamente 600 mil litros de óleo por mês”, explica Gabriela Desirê, diretora executiva de operações da ISA CTEEP. Outra vantagem é o processo ser feito sem necessidade de desligar os transformadores.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024