A  Cummins vai erguer uma nova unidade de produção de eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM) utilizados para produção de hidrogênio verde. A fábrica será em um terreno de mais de 50 mil m2 na área industrial de Guadalajara, Castilla-La Mancha, na Espanha.

Está prevista a conclusão da nova planta no final de 2023. Inicialmente, deve criar aproximadamente 150 empregos, com potencial para adicionar outros 200 empregos à medida que a produção crescer. A instalação de mais de 20 mil m² abrigará a montagem e testes do sistema e terá capacidade para produzir 500 MW em eletrolisadores por ano, escaláveis para mais de 1 GW anual.

O investimento da empresa norte-americana na Espanha se soma a outras iniciativas globais voltadas para tecnologias de descarbonização. Recentemente, por exemplo, a empresa também anunciou a expansão da capacidade de fabricação do eletrolisador PEM em sua fábrica de Oevel, na Bélgica, para 1 GW.

“Estamos empolgados por fazer parte de Guadalajara e estabelecer nossas raízes na Espanha. A crescente economia de hidrogênio na região continua sendo um ambiente atraente para aumentar sua pegada global de fabricação de eletrolisadores. Com o apoio do governo espanhol e da União Europeia, o mercado de hidrogênio da Espanha tem um grande potencial”, disse Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.

A tecnologia da Cummins já faz parte de projetos pioneiros de hidrogênio verde no mundo, como por exemplo o maior eletrolisador PEM do mundo em operação a 20 MW em Bécancour, Canadá. Além disso, a solução é responsável pela primeira usina de demonstração em escala de megawatts para armazenar energia eólica na rede de gás natural em Windgas Falkenhagen, na Alemanha; pela alimentação da primeira frota de trens de passageiros 100% movidos a hidrogênio do mundo na Baixa Saxônia, Alemanha; e pela primeira estação de reabastecimento de hidrogênio para navios, carros, caminhões e clientes industriais em Antuérpia, Bélgica.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024