A Neoenergia está automatizando todas as suas cinco concessionárias, que juntas atendem 15,9 milhões de consumidores. Todas as 789 subestações passam pelo processo de modernização, nas  distribuidoras Neoenergia Coelba​ (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern​ (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). Os novos ativos serão entregues digitalizados e mais de 700 já contam com a tecnologia.

No primeiro semestre de 2022, a Neoenergia realizou obras de construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição. Todas as novas subestações são inauguradas com os sistemas de digitalização. De janeiro a junho, a companhia investiu cerca de R$ 397 milhões em obras de subestações e linhas.

Com a automatização, os empreendimentos podem ser monitorados e operados remotamente pelos centros de operações integradas (COIs) das distribuidoras, por meio da instalação de dispositivos com esquemas de telecontrole. Segundo a Neoenergia, a digitalização melhora o monitoramento e o controle do funcionamento do ativo. Nesses casos, a subestação é totalmente composta por microprocessadores e sensores digitais com a capacidade de coletar e processar dados de todos os equipamentos, comos IEDs (em português, Dispositivos Eletrônicos Inteligentes, que são unidades multifuncionais), roteadores, firewalls, gateways e interface.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024