A fabricante dinamarquesa de aerogeradores Vestas concluiu a produção de sua primeira pá eólica que será usada na maior turbina da empresa, de 15 MW, com aplicação no setor de eólicas offshore. Essa etapa da prototipagem do aerogerador V236-15.0 MW envolveu a produção de pá com 115,5 metros.

O projeto da pá exigiu uma extensão da unidade produtiva da empresa em Nakskov, na Dinamarca. Segundo a Vestas, a primeira produção comprovou a capacidade da fábrica de entregar os pedidos a tempo e com nível de qualidade esperado.

A produção das duas outras pás da prototipagem do aerogerador já está programada para a sequência. Quando as duas outras forem concluídas, a Vestas instalará já neste mês o protótipo da nova turbina no centro de testes Østerild, em West Jutland, também na Dinamarca.

Há um ano, a Vestas havia anunciado a conclusão do molde da pá. Desde então, uma pá simulada para teste foi produzida com sucesso na fábrica. O aerogerador V236-15.0 MW tem capacidade para sozinho gerar até 80 GWh/ano, dependendo das condições específicas do local, o que é energia suficiente para abastecer mais de 20 mil residências. A conclusão do protótipo acontecerá na fábrica em Lindø. Em agosto, a empresa havia concluído a produção da nacele que será utilizada na prototipagem.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024