A geradora chinesa SPIC Brasil, com ativos no Brasil em várias fontes com capacidade instalada de mais de 3 GW, vai abrir em 9 de janeiro de 2023 a segunda chamada pública de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de seu programa de inovação aberta, batizado de Geração Inovação.

A iniciativa é voltada para startups de tecnologia apresentarem soluções em aplicações propostas pela SPIC em sua operação hidrelétrica, a UHE São Simão, de 1,7 GW de potência instalada, em Goiás. As startups selecionadas receberão um investimento para o desenvolvimento das soluções propostas, atendendo ao Programa de P&D da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

Além da UHE São Simão, na divisa entre Minas Gerais e Goiás, a SPIC tem dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos – e tem participação no complexo de gás natural GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ). Também conta com participação majoritária de 70% em dois projetos solares greenfield a serem instalados no Nordeste brasileiro e que terão juntos 738 MWp (Panati, no Ceará, e o Marangatu, no Piauí). A empresa chinesa tem no Brasil 235 funcionários.

As empresas interessadas em participar do processo de seleção podem acessar o site SPIC Brasil.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024