A Comerc Eficiência e a empreendedora de renováveis Casa dos Ventos assinaram no dia 5 de dezembro um pré-contrato com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para instalar unidade de produção de hidrogênio e amônia verde. A previsão é de a primeira fase do projeto entrar em operação em 2026.

Em desenvolvimento desde 2021, o projeto iniciará a fase de licenciamento ambiental e de projeto básico para iniciar sua implantação, dividida em etapas. O empreendimento terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise da água, processo utilizado para a produção de H2V, o que permitirá a geração de mil toneladas de hidrogênio por dia e a transformação – em reação com o nitrogênio – de 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

As empresas já haviam firmado um memorando de entendimento (MOU) com o governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do estado cearense, que já conta com 24 MOUs assinados com empresas nacionais e estrangeiras. A planta da Comerc-Casa dos Ventos ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024