O programa PotencializEE – cooperação entre o MME e agência alemã GIZ para difundir a eficiência energética na indústria nacional – já contabilizou um total de 785 pequenas e médias indústrias no estado de São Paulo inscritas até novembro de 2022. O programa atende empresas paulistas que atuam em 11 segmentos de mercado, que terão economia de 7267 GWh no consumo de energia e redução de emissões de 1,1 milhão de toneladas de CO₂ equivalentes até 2024.

Com economia média prevista de 25% nos gastos com energia, dentre as indústrias cadastradas até novembro, 165 já estão recebendo o apoio técnico do PotencializEE na etapa do diagnóstico energético para preparar a implementação de projetos de eficiência energética. Destas, 25% são da área de metalurgia e produtos metálicos, 17% de alimentos e bebidas, 12% de plástico e borracha, além de 10% de máquinas e equipamentos e também de automóveis e peças. Há ainda indústrias dos setores têxtil, química e farmacêutica, cerâmica e vidro, eletroeletrônicos, gráfica, minerais não metálicos e papel e celulose.

A meta do programa é atender mil empresas até 2024 com diagnósticos e implementar 425 projetos de eficiência energética. Na etapa de diagnóstico, os especialistas do Senai-SP fazem um estudo detalhado das instalações da indústria e identificam oportunidades de eficientização. As ações envolvem a identificação de pequenos vazamentos de ar, aproveitamento de energia solar térmica, troca de caldeiras, motores e outros equipamentos, dependendo de cada caso.  No total, estão previstas mais de 150 horas de trabalho dos especialistas do Senai nas empresas.

O programa atuou também na capacitação e certificação de especialistas em eficiência energética, promovendo mais de 90 horas de treinamento, com foco em módulos tecnológicos, preparação de investimentos, medição e verificação de energia. No total, foram capacitados 521 especialistas, sendo que 187 foram certificados e 67 foram contratados pelo Senai.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024