As distribuidoras de energia agora são obrigadas a disponibilizar o PIX como forma de pagamento das faturas de energia, sempre que os consumidores solicitarem a opção. A obrigatoriedade foi estabelecida por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no dia 24 de janeiro.

Há a opção de as distribuidoras também disponibilizarem QR Code para pagamento via PIX, independentemente da solicitação do consumidor, o que  já é praticado por diversas empresas. Mas como muitas outras distribuidoras ainda não oferecem a modalidade, a Aneel decidiu regulamentar o tema para garantir tratamento isonômico a todos os consumidores do País. 

A norma aprovada pela Aneel também prevê que se a distribuidora quiser substituir a forma usual de pagamento pelo PIX deve haver o consentimento do consumidor. As distribuidoras terão 120 dias para se adaptarem à nova regra. Além de garantir o direito de escolha aos consumidores, a agência espera que a medida sirva para aprimorar a experiência do consumidor de energia, evitando diversos problemas decorrentes da demora para o reconhecimento dos pagamentos realizados pelos meios convencionais, já que o PIX permite que a distribuidora dê baixa em seu sistema em tempo real.

A regulamentação do tema foi discutida durante consulta pública realizada pela agência no período de 14/09/2022 a 31/10/2022. As outras formas de pagamento, como código de barras e uso de casas lotéricas, são mantidos pela resolução.  



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024