A Salesforce, empresa especializada em soluções de gestão de relacionamento com clientes, anunciou a compra de 280 mil MWh em certificados de energia renovável de pequenos projetos de energia, distribuídos ao longo dos próximos oito anos. A negociação faz parte de estratégia de utilizar 100% de energia renovável em todo o mundo, incluindo suas operações no Brasil.

O contrato foi assinado com a Powertrust, empresa agregadora de energias renováveis de alto impacto em todo o mundo, para aquisição de certificados de energia renovável distribuída (D-RECs), um mecanismo financeiro que permite a injeção de capital para projetos renováveis distribuídos de pequena escala.

A transação ajudará a desbloquear cerca de US$ 65 milhões em investimentos em nova capacidade solar, com expectativa de evitar mais de 50 mil toneladas de emissões de CO2 por ano. A aquisição de D-RECs da Salesforce se concentrará na compra de projetos em mercados não tradicionais.

No Brasil, o projeto que será viabilizado visa substituir antigos geradores a diesel por uma microrrede movida à energia solar em comunidade remota ao longo do rio Amazonas. A estimativa é reduzir o consumo de combustível em mais de 50%, beneficiando cerca de mil pessoas.

Outro projeto em mercado não tradicional, segundo a empresa, e que envolve microrrede solar, é em Nagaland, na Índia, onde uma comunidade montanhosa isolada receberá eletricidade pela primeira vez. Além disso, haverá também um treinamento para os moradores usarem a energia na operação de descascadores de arroz. 

Há ainda projetos na África Subsaariana, com instalação solar e de armazenamento de energia em hospital, e outra microrrede solar na região de Bornéu, na Malásia, que abriga 72% dos malaios rurais que não têm acesso à eletricidade. Esse projeto no Sudeste Asiático inclui ainda instalação de microusina hidrelétrica.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024