A  A1 Engenharia, de Araucária, no Paraná, produziu e enviou no dia 3 de março uma turbina de recuperação de energia que será instalada em fábrica de óleo de soja da Cargill, em Rosário, na Argentina. A A1 entrou recentemente no setor de energia, projetando e construindo turbinas a vapor para geração de energia.

O equipamento desenvolvido na A1 Engenharia opera com vapor saturado e em paralelo com a válvula redutora já existente na empresa, aproveitando a necessidade de rebaixar a pressão e temperatura do vapor da fábrica. Dessa forma, segundo comunicado da empresa, a turbina recupera a energia térmica que seria desperdiçada, transformando-a em energia elétrica.

A tecnologia patenteada tem sido aplicada principalmente nos setores do agronegócio e em agroindústrias. A turbina que seguiu para a Argentina, para recuperação de energia, é a primeira deste modelo a ser exportada. A empresa também fornece turbinas de condensação e contrapressão.

Os equipamentos da A1 são fornecidos praticamente prontos, uma vez que a empresa fornece o sistema em skid de geração, com todos os equipamentos já montados, alinhados e com a conexão eletromecânica realizada. “Basicamente, o equipamento sai de nossa fábrica 95% concluído. Quando chega no destino, são feitas as últimas interfaces com a planta, é questão de plug and play”, explica o gerente da A1, Rodrigo Duarte.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024