Foi inaugurado oficialmente, no dia 23 de março, com a presença de autoridades do setor elétrico, o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro, em Registro, no interior de São Paulo. Da transmissora ISA Cteep, o sistema está energizado na Subestação Registro, uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul de São Paulo, e deve beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas.

Com mais de 180 racks de baterias, que ocupam uma área de aproximadamente 5 mil m², os sistemas de baterias têm 30 MW de potência e são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas. Planejados para atuar nos momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, durante o verão, funcionam como reforço à rede elétrica.

Já energizado desde novembro de 2022, o sistema de armazenamento realizou no dia 31 de dezembro, às 19h21, o primeiro peak shaving, ou seja, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento, segundo informado pela ISA Cteep.

Presente na inauguração, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ressaltou a importância do empreendimento. "Este dia é resultado de uma grande construção, que teve início quando fizemos uma chamada pública de armazenamento em 2016. Colocamos as mentes brasileiras para estudar esse modelo e todos os ensinamentos lá adquiridos precisavam ser colocados em prática", disse.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024