A parcerias público-privadas (PPPs) para modernização dos parques de iluminação pública cresceram mais de 400% em três anos, passando de 17 contratos assinados em 2019 para 95 registrados no início de 2023. O levantamento consta do estudo Panorama da Participação Privada na Iluminação Pública, da ABCIP – Associação das Concessionárias de Iluminação Pública.

Os contratos somam, segundo o estudo, cerca de R$ 21 bilhões, que devem garantir a instalação de 3,2 milhões pontos de luz, com luminárias LED, beneficiando 41 milhões de pessoas em 95 municípios brasileiros. A publicação aponta ainda que estão em elaboração mais 775 projetos, com promessa de modernizar 6,2 milhões de pontos de luz e atender mais de 65,6 milhões de pessoas.

Entre os projetos de PPP de iluminação pública em estruturação, de acordo com o levantamento, estão os de 439 municípios de vários portes que se organizaram em consórcios públicos para beneficiar 10 milhões de pessoas.

Para a publicação, o crescimento das PPPs se deve principalmente ao apoio federal, por meio da atuação da Caixa Econômica Federal e do BNDES, que utilizam recursos do FEP - Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP.  Em fevereiro deste ano, por exemplo, a CEF habilitou 107 municípios isolados e mais 36 consórcios públicos (com 269 municípios) a terem seus projetos custeados pelo FEP.

Além dos dados, a publicação da ABCIP traz entrevistas com estruturadores de projetos de PPP de IP públicos e privados, cases de cidades que já concluíram a modernização de seus parques e os desafios jurídicos, financeiros e mercadológicos do setor. Também são abordadas os oportunidades e demandas de preparação para indústrias e fornecedores de tecnologia oferecerem recursos de cidades inteligentes por meio da rede de iluminação pública, entre outras informações.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024