O Brasil atingiu marca recorde dos últimos dez anos em geração de energia renovável nos primeiros meses de 2023. Do total de quase 70 mil MW médios gerados, 94% tiveram origem em fontes renováveis. Segundo levantamento da CCEE- Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a maior parte foi gerada pelas hidrelétricas (77%), por conta das altas dos reservatórios, seguidas pelos parques eólicos (12%), solares (3%) e térmicas a biomassa (2%).

O cenário positivo para a fonte hídrica ainda permitiu a exportação de 1445 MW médios para a Argentina e Uruguai no primeiro trimestre, volume recorde na história das negociações entre os países. Uma boa parte foi enviada pelo mecanismo de energia vertida turbinável (EVT), operação lançada recentemente com o apoio da CCEE para otimizar o uso de recursos hídricos. 

“Estamos chegando ao final do período úmido com níveis confortáveis nos reservatórios de água do país e com boa representatividade das fontes alternativas, que ajudam a complementar a oferta de energia. Será um ano sustentável, no que diz respeito aos ganhos para o meio ambiente, e muito mais confortável do ponto de vista segurança no fornecimento para a população”, avalia Rui Altieri, da CCEE.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024