A Mitsubishi Electric adquiriu a empresa sueca Scibreak AB, desenvolvedora de disjuntores de corrente contínua (DCCBs - Direct-current circuit breakers). A ideia com a aquisição é desenvolver tecnologias DCCB para sistemas de transmissão de corrente contínua de alta tensão (HVDC - High-voltage direct current), visando a demanda crescente por energia renovável.

Uma finalidade importante da negociação, segundo comunicado da Mitsubishi, é apoiar, em específico, projetos de energia eólica offshore. Isso porque o sistema de transmissão de corrente contínua de alta tensão é usado para transmissão de longa distância entre centros de carga offshore e onshore. Trata-se de tecnologia que oferece nesses projetos menores perdas de energia e de custo, quando comparado à transmissão em corrente alternada.

Ainda segundo o grupo japonês, no futuro devem ser desenvolvidas redes HVDC multiterminais, para uso especialmente na geração de energia eólica offshore na Europa, o que permitirá a transmissão eficiente de energia transfronteiriça. Essas redes também exigirão DCCBs, desempenhando papel crítico na proteção do sistema de energia. Os disjuntores HVDC também exigem tempos de operação muito rápidos, da ordem de alguns milissegundos, o que faz as empresas intensificarem o desenvolvimento tecnológico para atender a demanda por DCCBs mais compactos, de alto desempenho e econômicos.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024