A CCS Brasil, organização sem fins lucrativos que visa estimular o mercado de captura e do armazenamento de carbono no País, firmou acordo de cooperação técnica com o Inel - Instituto Nacional de Energia Limpa para fomentar soluções de produção de hidrogênio verde (H2V) e de descarbonização no setor energético brasileiro.

A união entre as duas entidades, segundo comunicado, dará origem à divulgação de informações sobre o tema, realização de congressos, webinars, treinamentos, cursos, estudos, produção de boletins, compartilhamento de estudos e dados e realização de análises e publicações conjuntas.

Segundo dados da CCS Brasil, o potencial para a captura de CO2 no setor chega a 130 milhões de toneladas por ano provenientes de combustíveis fósseis, ou seja, 32% do total de emissões nesse setor. O número ainda representa 8% do total de emissões considerando todos os segmentos. Os segmentos com maior adequação para implementação de projetos de CCS incluem a geração de energia, aplicações industriais e produção de combustíveis.

“Para além do potencial de descarbonização, o CCS também pode ser uma tecnologia de produção de hidrogênio de baixo carbono a partir de gás natural, além da utilização de CO2 para a produção de amônia e de combustíveis sintéticos e para a produção de bioenergia (BECCS), como a produção de etanol, biometano e outros processos de geração de energia a partir de biomassa”, disse a cofundadora da CCS Brasil, Nathália Weber.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024