O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês), que opera dentro da USP e é patrocinado pela Shell Brasil, e a francesa TotalEnergies, que produz e comercializa energia fóssil e renovável, assinaram convênio para a execução de projetos ligados à geração e operação de energias renováveis.

Sob investimento total de R$ 80 milhões, serão financiados um total de 11 projetos, dentre os quais alguns voltados para o desenvolvimento de tecnologias para parques eólicos onshore e offshore. Dentre os programas, destaca-se também uma pesquisa que avalia a combinação de usinas solares fotovoltaicas com agricultura e captura de CO2.

Com o envolvimento de 150 pesquisadores, os projetos visam criar bases teóricas e práticas para identificação de impactos provocados pelas atividades e as formas de mitigação.

Segundo a diretora de P&D da Total, Isabel Waclawek, o portfólio de projetos da empresa está alinhado com a estratégia de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, desenvolver energias mais limpas e de diminuir os custos das operações. “Hoje, 48% dos nossos projetos no Brasil estão voltados aos segmentos de novas energias”, disse.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024