A CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica lançou no dia 10 de julho um portal, batizado de Dados Abertos CCEE, que disponibiliza dados compilados sobre o cenário de comercialização de energia no Brasil, com informações sobre tendências e resultados desde 2013. A meta é tornar o portal uma ferramenta para orientar empresas, investidores, especialistas, estudantes e jornalistas que buscam frequentemente por boletins da CCEE. O trabalho é resultado de nova governança de dados da câmara para tornar o processo de extração do conteúdo mais automatizado e fácil de ser acessado e analisado por todos os públicos.

Os usuários poderão, por exemplo, filtrar os temas de forma objetiva, consultando os valores disponibilizados em conjuntos de dados, também conhecidos como Datasets. Esses conjuntos são catalogados e agrupados em contextos de negócio específicos, contendo descrições e dicionários com explicações sobre o conteúdo.

Para usuários mais assíduos, que utilizam os dados como ferramenta de trabalho, o portal possibilita a utilização de Application Programming Interface, conhecidas como APIs, que possibilitam que as partes interessadas automatizem a coleta dos dados com as suas próprias soluções tecnológicas. A concepção do Dados Abertos CCEE seguiu o modelo de portais de transparência oferecidos por governos e instituições nacionais e internacionais.

O acervo do Dados Abertos CCEE será alimentado gradativamente ao longo de 2023 e nos próximos anos. No lançamento, os usuários poderão consultar os dados que são disponibilizados no InfoMercado Dados Gerais. Para acessar o portal, acesse https://dadosabertos.ccee.org.br/.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024