A nova metodologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) e da TUSD (Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição) vai beneficiar o investimento da chinesa BYD na Bahia, que anunciou recentemente a instalação de complexo fabril para produção de veículos elétricos em Camaçari.

A nova metodologia foi aprovada pela diretoria da Aneel para centrais de geração conectadas em 88 kV e 138 kV (TUSD-g) em setembro de 2022. A aplicação se dará ao longo de cinco ciclos tarifários, a partir de 2023 e até 2027. A aprovação do regulamento teve cinco anos de debates, cinco fases de discussão e três relatórios de Análise de Impacto Regulatório (AIR).

No estado da Bahia, a estimativa é de redução em média de 25% nos custos de transmissão que compõem a conta de luz no estado, sendo que no ponto onde a indústria será instalada, projeta-se redução em torno de 30% ao fim da transição metodológica aprovada pela Aneel, o que ocorrerá nos próximos anos, já com a fábrica em pleno funcionamento. A divulgação da redução foi feita pelo diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, em evento com a diretoria da BYD.

Nos últimos anos, consumidores do Norte e Nordeste pagavam mais pela tarifa de uso por serem importadores de energia e, consequentemente, demandarem mais a rede de transmissão.  Com a geração da usina de Belo Monte no Norte e a expansão das usinas eólicas e solares no Nordeste, as duas regiões passaram de importadoras para exportadoras de energia.

Esse cenário incentivou a Aneel a aprovar a nova metodologia de cálculo da TUST (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão) – TUST locacional – que prevê a redução das tarifas para os consumidores localizados nos estados do Norte e Nordeste, por estarem mais próximos da geração.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024