A Neoenergia assinou protocolo de intenções com a Unifei - Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais,  para promover pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de hidrogênio verde no Brasil. A ideia é trabalhar não só em iniciativas científicas, mas também na formação de especialistas na tecnologia.

Pelo acordo, está prevista a inauguração em dezembro deste ano do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), um complexo de mais de 3.000 m²  que incluirá uma planta de eletrólise, sistema de tanques de armazenamento e de compressores. Além disso, o CH2V prevê infraestrutura para o fornecimento de veículos impulsionados por hidrogênio.

A Neoenergia já tem expertise na tecnologia, por meio de seu grupo controlador espanhol, a Iberdrola.  A empresa tem uma central de hidrogênio verde em Puertollano, na Espanha, considerada a maior da Europa.

Da mesma forma, a Unifei tem outra ação em hidrogênio verde. Em parceria com a agência de fomento alemã GIZ, a universidade está implantando um laboratório de pesquisas voltado para a tecnologia, cuja primeira fase está prevista para conclusão em setembro deste ano, quando entrará em operação o centro, e a segunda em fevereiro de 2024, quando passará a produzir H2V a pressões de 30 bar, 200 bar e 900 bar, visando diversos tipos de aplicações.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024