O grupo JBS, em parceria com a Âmbar Energia, está implementando projeto de geração distribuída a biogás para consumo em suas lojas de varejo Swift. A primeira fase do projeto contempla o biogás produzido na unidade da Friboi em Andradina, no interior paulista, onde a Âmbar instalou geradores de energia para aproveitar cerca de 4,5 mil metros cúbicos por dia de biogás.

Com expectativa de a usina em Andradina entrar em operação comercial em dezembro deste ano, seus créditos serão compensados em lojas da rede Swift em Atibaia, Votuporanga, Leme, Vila Caiçara, Arujá, Limeira, Itanhaém, Peruíbe, Ubatuba e Mongaguá.

O biogás é gerado por meio de biodigestores que aproveitam os resíduos das unidades da Friboi, frigorífico da JBS. Até o momento, segundo a empresa, já foram investidos R$ 54 milhões nesses equipamentos em nove unidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia, que estão produzindo cerca de 80 mil metros cúbico por dia de biogás. 

“Além de abastecer as lojas da Swift, podemos usar o biogás para gerar vapor nas caldeiras das unidades, como combustível para a frota da transportadora da JBS em substituição ao diesel ou até mesmo para produzir hidrogênio verde”, disse o presidente da JBS Brasil, Gilberto Xandó.

Em geração distribuída, a JBS também aposta na energia solar fotovoltaica. No começo de 2023, a empresa completou a instalação de telhados solares em 101 lojas da Swift. Ao todo, já foram instalados 4.801 módulos solares, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados. Em 2022, os telhados solares produziram 1,618 milhão de kWh. Além disso, mais 45 lojas recebem créditos por geração compartilhada de fazendas solares.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024