O projeto que envolve a CPFL Energia com o CPQD - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações e a montadora chinesa BYD para criar tecnologias que deem segunda vida às baterias de armazenamento de energia já está dando seus primeiros resultados. Até o momento já foram publicadas três patentes, algoritmos que estimam e verificam o comportamento da bateria auxiliando na segurança, proposição de normas técnicas e dados laboratoriais que comprovam a possibilidade de segunda vida dessas baterias.

O projeto faz parte de chamada pública da Aneel voltada à criação de soluções na área de mobilidade elétrica eficiente. A proposta mira o desenvolvimento de produtos de armazenamento de energia a partir das baterias inutilizadas, aplicando-as em fontes renováveis de geração de energia, serviços ancilares e outros sistemas de armazenamento.

“Com o projeto de segunda vida, é possível que a bateria tenha mais vida útil, estima-se entre 5 e 10 anos, na segunda aplicação, para diferentes usabilidades, como o armazenamento de energia gerada por sistemas fotovoltaicos e outras fontes intermitentes, ou como backup em estações de telecomunicações”, disse o gerente de Inovação da CPFL Energia, Rafael Moya.

A prova de conceito vem sendo realizada no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (labREI), da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), na Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. O local conta com infraestrutura e equipamentos que permitem avaliar tanto o desempenho do sistema de armazenamento composto por células de bateria de segunda vida provenientes de veículos elétricos, quanto a associação aos módulos solares fotovoltaicos instalados no prédio.

Para poder avaliar o modelo de negócio de baterias de segunda vida, foram realizados ensaios laboratoriais, desenvolvidos hardware e firmware, empacotamento mecânico, além de algoritmos com a inclusão de técnicas de Inteligência Artificial e estudos econômicos. A conclusão do projeto está prevista para dezembro deste ano.



Mais Notícias EM



Chineses dominam mercado global de aerogeradores

Do total de 120,7 GW instalado em 2023, segundo levantamento do Gwec, chineses forneceram 81,6 GW

10/05/2024


Consulta para norma de recarga elétrica em SP ganha novo prazo

Portaria do Corpo de Bombeiros é considerada muito rigorosa pelo setor de eletromobilidade

10/05/2024


Eletrobras aumenta receita com gestão e projetos de transmissão

Foram R$ 9,7 bilhões no primeiro trimestre, um aumento de 9% sobre mesmo período do ano passado

10/05/2024